As famílias, ao se formarem, passam por um momento de decisão que é muito importante: onde irão morar. Nessa hora, muitos fatores vão pesar até que se decidam pela moradia que melhor se encaixa nas suas vidas. Em alguns bairros do Rio de Janeiro, como a Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, tem sido comum que os casais busquem por condomínios que ofereçam, além de infraestrutura, toda uma gama de serviços, que vai desde mercados e alimentação a atividades educativas e esportivas.
Nesse contexto, uma preocupação é a oferta de atividades para os bebês. Como as práticas esportivas em grande parte não se adequam à faixa etária, os nenéns muitas vezes não são contemplados por serviços nos locais onde moram, enquanto crianças maiores e adultos têm acesso a uma extensa lista de opções de aprendizagem e lazer, geralmente na área de educação física. É aí que A Casa do Som aparece, oferecendo a Musicalização para Bebês e tornando possível, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos bebês dentro de seus próprios condomínios.
Segundo pesquisas nas áreas de educação e neurologia, a prática musical colabora de muitas maneiras para o desenvolvimento infantil e é por isso que essa atividade vem se tornando mais valorizada, sendo, frequentemente, considerada uma das mais proveitosas para as crianças. Flávia Cappelletti, diretora geral e coordenadora pedagógica d’ A Casa do Som enfatiza que a socialização de bebês é fundamental para o aprimoramento das suas capacidades perceptivas e expressivas. As aulas de música oferecem essa possibilidade, aproximando as famílias, além de promoverem maior atividade no cérebro da criança e seu desenvolvimento motor.
Sendo assim, a Musicalização para Bebês mostra-se como uma excelente opção para o atendimento a crianças a partir de 4 meses de idade dentro dos condomínios. Além de ser uma atividade que pode ser realizada com bastante segurança por essa faixa etária, ela possibilita que os bebês se desenvolvam interagindo com seus vizinhos, despertando, assim, para a vida social. Vivenciando momentos agradáveis, podem construir desde cedo uma relação positiva com o lugar onde vivem, criando laços e vínculos afetivos.
Pingback: A Música o Desenvolvimento Social Infantil
Pingback: Aulas de Musicalização Auxiliam no Aprofundamento da Relação Mãe-Bebê
Pingback: Estimulação Sensorial e Aprendizagem
Pingback: A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS DE ATÉ DOIS ANOS